14 setembro 2010

Guardo nos olhos a simplicidade da minha terra

Alguns insights sobre a graça comum



Por Leonardo Gonçalves

Deus é um Ser de infinita graça e grandeza. Revela-se de modo suficiente nas Escrituras, mas sua essência é indizível. Transcendente, ele está além de toda descrição; sem, no entanto, perder sua imanência. Ele é "Totalmente Outro" ao mesmo tempo em que é "um como eu" pela revelação da kenósis; mistério assombroso da fé, que enche os corações de esperança e consolo.

Os reformados, ao apregoar suas doutrinas, falavam sobre uma Graça Irresistível, com a qual Deus nos apaixona e nos atrai a ele. Verdadeiramente, não existe apologia que refute a teologia empírica de um chamado irresistível. O que os teólogos do livre-arbítrio negam em teoria, o professam na prática, pois foram tão irresistivelmente atraídos que já não querem ir para longe de Deus.

No entanto, existe ainda uma manifestação mais sutil da Graça. Tal manifestação não é salvífica ou "soteriológica", mas divina no sentido em que reflete os atributos de Deus de um modo maravilhoso e suave, transborda o peito de alegria e torna a vida humana mais feliz. Tal manifestação graciosa pode ser percebida naquela medida de bondade concedida ao ser caído, capacitando-o a produzir beleza, arte, sons, e toda essa variedade que torna nossa existência mais feliz.

As vezes esta graça me sorri. É quando eu percebo com maior claridade que apesar de toda amargura e tristeza que envolve a vida humana decaída, e que mesmo após a entropia desencadeada pelo primeiro pecado, vale a pena continuar vivendo. O que seria da vida sem a beleza das flores, sem a água fresca da fonte, sem as belas canções, sem a variedade de sabores ao paladar e todas estas coisas que fazem nosso coração bater acelerado, e declaram aos nossos ouvidos as obras de Deus?

Louvo a Deus pela Graça Comum, pela poesia e pela luz, pelo aroma do café pela manhã e por estas duas lindas canções que me fazem lembrar da minha querida Minas Gerais. Clique no "play", espere carregar e desfrute!

Paz e bem!







***
Leonardo Gonçalves, com muita saudade da paisagem linda do interior do Brasil

3 comentários:

Rodolfo disse...

Pr Leonardo,

olha eu aqui, agora em seu blog pessoal!
Não pude deixar de dizer o quanto sou seu admirador , não só pelo que o pastor escreve, mas pelo seu trabalho como missionário no Perú!
Mas pensando no bem em que vcs do Púlpito Cristão tem feito para a Igreja Brasileira, com relação a teologia da prosperidade, e aos profetas de mamon, porque seu Blog tem um alcance muito grande e muitos cristãos leem, penso que não deveriam prescrever música secular para cristãos! Isso diminui o alcance e a credibilidade do blog pra muitos como eu que quero ecoar seus posts e o que vcs com muita ousadia tem feito contra esse mal da igreja!
não estou interessado em ficar postando coisas aqui no blog mesmo, porque fica parecendo que quero gerar discussões e qualquer post meu discordado de vcs, levam pessoas contra vcs. Não quero fazer isso, me arrependi muito diante do Senhor quando vi que meu comentário gerou um mal-intendido!
Estou interessado em ouvi-los e quem sabe algum dia colaborar no blog com alguma coisa.
meu E-mail Pessoal é rodolfocdesousa@hotmail.com e estamos criando um blog www.projetojft.blogspot.com/
Se por um acaso quiser me mandar algum comentário diretamente pro meu e-mail ficarei muitíssimo honrado!

Com muito amor em cristo.

Rodolfo Coelho de Sousa

Anônimo disse...

Minas nao tem mar...
Mas tem encantos profundos.....
Prova disso na nessa musica cantada pela Takai....

Realmente...... Deus sabe exatamente o que faz.....

Luiza

Sandro disse...

Leonardo, Graça e paz, sempre!

Passei por aqui para conhecer seu blog da mesma forma como já conheço o Pulpito Cristão.

Estou procurando bons blogs para compartilhar.

Já estou te seguindo.

Ficaria muito feliz se puder me visitar.
Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

Abraço em Cristo,

Sandro
http://oreinoemnos.blogspot.com/
Te espero lá.

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Pastor Leonardo Gonçalves | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki